PT EN ES
Área Reservada
menu
23 Janeiro 2020

Wellness empresarial

O que é o wellness empresarial?
O Wellness define-se como um programa ou propostas levadas a cabo pelas empresas para melhorar o bem-estar empresarial, com o intuito de atingir os colaboradores e de melhorar a sua saúde a todos os níveis (Físico, mental e emocional). A saúde e o bem-estar das empresas estão diretamente ligados à dos seus colaboradores, uma vez que, é um organismo vivo constituído por pessoas. Cada vez mais, as empresas preocupam-se com o “wellness”, de forma a melhorar o ambiente de trabalho, o que por sua vez conduz ao aumento da produtividade, posteriormente, poderá tornar-se num aspeto positivo reconhecido pela sociedade, sócios, investidores e mesmo potenciais candidatos.                                                                  
Como implementar as medidas?
As empresas implementam programas de bem-estar, elaborando inicialmente um diagnóstico através de uma análise interna do meio que indica as necessidades. Com base nos resultados obtidos, passa-se à realização do plano de ação que pode incluir:
  • Pausas ao longo do horário de trabalho e criação espaço de convívio
  • Convívio mensal de festejo de aniversário Locais de trabalho e cantina limpos e asseados
  • Programação de atividades e eventos de modo a participar o maior número de gente possível
  • Melhorias nas ementas disponibilizadas aos colaboradores (no caso de haver catering)
Uma vez escolhidas as estratégias a aplicar é necessário acompanhar a eficácia destas para verificar se cumprem ou não os objetivos assim como, analisar se teve impacto no meio envolvente interno da empresa.
Melhorias associadas ao programa de Wellness:
  • Aumento da produtividade;
  • Motivação por parte dos trabalhadores;
  • Melhoria da imagem da empresa;
  • Melhoria do compromisso e entrega dos colaboradores;
A conjugação das melhorias associadas e das estratégias conduz não só à melhoria do ambiente, propício a atingir os objetivos fixados, mas também ajuda a imagem da empresa, porque trabalhadores motivados são mais empenhados!  
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt