PT EN ES
Área Reservada
menu
13 Maio 2020

Os desafios do Covid-19 para os Contabilistas Certificados

Todas as alterações impostas pela pandemia do Coronavírus, quer a nível profissional quer pessoal, são exigentes na velocidade de resposta, no nosso dia-a-dia, nas relações, na economia e na manutenção do panorama económico-social que faz com que não paremos.
Reunimos um resumo dos principais desafios que se impõem às empresas de contabilidade e aos seus clientes.

Durante este período, que exige mudança e velocidade de resposta, apontamos cinco desafios do Contabilista Certificado e cinco dicas para se poder reajustar da melhor forma.

• A descentralização do escritório, deslocando-se para a casa de cada colaborador, surge como uma prioridade. O teletrabalho é um possível regime de trabalho, que para muitos de nós é novidade e bastante desafiante.

As empresas de Contabilidade exercem uma atividade essencial para os seus clientes e para os reportes ao Estado, à banca, seguros e outras entidades, sendo de igual relevância nesta conjuntura. Como tal, é possível manterem-se em funcionamento, com a imperatividade de assegurar a distância social e a segurança de cada colaborador.

• O acesso à documentação de base para o exercício da Contabilidade, é a segunda prioridade e não menos importante e desafiante. O documento físico pode ser transportado para a casa do colaborador, mas há a preocupação pelo risco de ser portador do vírus. Uma outra alternativa reside em mecanismos e métodos de trabalho que possibilitam o acesso à informação necessária para a contabilidade, sem ter o documento na mão, através do digital.

• Mais do que nunca, manter o contato com o cliente, orientar e apoiar neste momento é um outro desafio a investir com muita criatividade e dinâmica. Sugere-se proporcionar um contacto à distância, mas que reforce a proximidade e, como tal, nada melhor que reuniões regulares por teleconferência e, preferencialmente com vídeo chamada. São várias as alternativas disponíveis no mercado. Algumas mais profissionais e outras de utilização tipicamente doméstica, mas que podem ser uma excelente alternativa, como são exemplo as redes sociais. O importante é assumir-se um meio de contato funcional, que permita o cumprimento da atividade regular da empresa e reforçar a relação com o cliente.

• Considerando que as pessoas fazem as empresas, não poderíamos deixar de salientar a importância de se manter vivo e, porque não, catalisar o espírito de equipa, ainda que num cenário de distanciamento social. Com todas as preocupações, mudanças e distância, criar alternativas de proximidade, acompanhamento e união da equipa é uma tarefa que pode ser decisora para se manter um funcionamento regular e construir para o futuro próximo.
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt