5 Maio 2021
Lean Thinking: o que é?
O Lean Thinking é uma metodologia que prioriza dois fatores e objetivos de gestão: Agregar valor para o cliente e reduzir desperdício.
Para alcançá-los uma série de ferramentas Lean são aplicadas, entre elas:
Para alcançá-los uma série de ferramentas Lean são aplicadas, entre elas:
- Kanban;
- Kaizen;
- Jidoka;
- Just in Time, entre outras.
É importante compreender que o Lean Thinking não é uma ferramenta, mas uma filosofia, uma forma de pensar a gestão de processos da sua empresa.
A mentalidade proposta nesta ferramenta é a de melhoria contínua de processos, a partir do foco em melhorar as entregas, utilizando menos recursos e priorizando apenas o que é visto como de valor pelo cliente.
O objetivo do Lean é desenvolver processos que sejam eficientes, sem desperdício, sendo cada vez mais produtivo e atendendo ao que é valor do cliente e para o cliente.
Esta ferramenta teve origem com a marca Toyota e é, por isso, comum que as pessoas pensem que o Lean Thinking é um pensamento apenas aplicado na indústria ou em fábricas. Contudo, a metodologia já se provou relevante para otimizar processos de empresas de serviços.
Além de atender a diferentes tipos de empresas, a metodologia pode contribuir para melhorar os resultados de diferentes departamentos dentro das organizações. Desde o departamento de vendas, atendimento, financeiro e RH.
A mentalidade proposta nesta ferramenta é a de melhoria contínua de processos, a partir do foco em melhorar as entregas, utilizando menos recursos e priorizando apenas o que é visto como de valor pelo cliente.
O objetivo do Lean é desenvolver processos que sejam eficientes, sem desperdício, sendo cada vez mais produtivo e atendendo ao que é valor do cliente e para o cliente.
Esta ferramenta teve origem com a marca Toyota e é, por isso, comum que as pessoas pensem que o Lean Thinking é um pensamento apenas aplicado na indústria ou em fábricas. Contudo, a metodologia já se provou relevante para otimizar processos de empresas de serviços.
Além de atender a diferentes tipos de empresas, a metodologia pode contribuir para melhorar os resultados de diferentes departamentos dentro das organizações. Desde o departamento de vendas, atendimento, financeiro e RH.