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5 Maio 2021

Lean Thinking: o que é?

O Lean Thinking é uma metodologia que prioriza dois fatores e objetivos de gestão: Agregar valor para o cliente e reduzir desperdício.

Para alcançá-los uma série de ferramentas Lean são aplicadas, entre elas:
  • Kanban;
  • Kaizen;
  • Jidoka;
  • Just in Time, entre outras.
É importante compreender que o Lean Thinking não é uma ferramenta, mas uma filosofia, uma forma de pensar a gestão de processos da sua empresa. 

A mentalidade proposta nesta ferramenta é a de melhoria contínua de processos, a partir do foco em melhorar as entregas, utilizando menos recursos e priorizando apenas o que é visto como de valor pelo cliente.

O objetivo do Lean é desenvolver processos que sejam eficientes, sem desperdício, sendo cada vez mais produtivo e atendendo ao que é valor do cliente e para o cliente. 

Esta ferramenta teve origem com a marca Toyota e é, por isso, comum que as pessoas pensem que o Lean Thinking é um pensamento apenas aplicado na indústria ou em fábricas. Contudo, a metodologia já se provou relevante para otimizar processos de empresas de serviços.

Além de atender a diferentes tipos de empresas, a metodologia pode contribuir para melhorar os resultados de diferentes departamentos dentro das organizações. Desde o departamento de vendas, atendimento, financeiro e RH. 

 
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