12 Maio 2021
Lean Thinking e os seus princípios
Para conseguir acompanhar este artigo deve primeiramente ler o artigo anterior, de forma a compreender o que é a metodologia Lean Thinking: carregue aqui.
O Lean Thinking é uma metodologia que prioriza dois fatores e objetivos de gestão: Agregar valor para o cliente e reduzir desperdício.
Mas quais os princípios do Lean Thinking?
A metodologia possui 5 princípios:
O Lean Thinking é uma metodologia que prioriza dois fatores e objetivos de gestão: Agregar valor para o cliente e reduzir desperdício.
Mas quais os princípios do Lean Thinking?
A metodologia possui 5 princípios:
- Valor;
- Fluxo de valor;
- Fluxo contínuo;
- Produção puxada;
- Perfeição.
Valor
É muito comum que as empresas apostem suas “fichas” a desenvolver uma funcionalidade, recursos ou mesmo um produto completo que não é visto como de valor pelo cliente. Isto, além de ser um desperdício de tempo e recursos, impede a empresa de ter tempo e equipa suficiente para desenvolver o que realmente é percecionado como de valor pelo cliente.
Valor para o cliente é basicamente aquilo pelo qual o consumidor está disposto a pagar. O resto é desperdício e deve ser eliminado.
Dessa forma, o primeiro princípio do Lean Thinking é identificar o que é valor para o seu cliente. Para isso, deve desenvolver a criação de persona e conduzir pesquisas de satisfação e tendências junto do público-alvo.
Fluxo de Valor
É necessário eliminar as etapas, processos e recursos que não são entendidas como de valor. Isso vai reduzir, automaticamente, o desperdício da empresa e consequentemente vai eliminar custos.
Use a ferramenta de Mapeamento de Fluxo de Valor, importante na gestão de processos organizacionais.
Fluxo Contínuo
O princípio do fluxo contínuo está relacionado à produção sem interrupções.
A ideia é responder às necessidades dos clientes com rapidez, com menor tempo para processar os pedidos e baixo stock. Esta é uma das etapas mais difíceis de atingir com plenitude.
Produção Puxada
Um dos princípios do Lean Thinking é produzir apenas o que o cliente deseja. Isso quer dizer que stock e “sobras” não são bem-vindos, pelo menos não em grandes quantidades.
Stock parado é dinheiro parado e stock desperdiçado é dinheiro desperdiçado. Já que o objetivo é diminuir o desperdício. Portanto, numa produção puxada, a melhor técnica é produzir de acordo com a procura.
Perfeição
Perfeição ou melhoria contínua podem ser encarados como sinônimos. Mesmo depois da “limpeza” nos processos, é importante manter a cultura de melhoria, seja na área de processos, gestão ou pessoas.
O pensamento e metodologia Lean Thinking é uma atividade permanente até porque quando falamos sobre “melhorar processos” há sempre o que ser feito.
Lean Thinking na satisfação dos clientes
O valor que o cliente espera receber da empresa é o centro de toda a mentalidade sobre o que é Lean Thinking.
Nesse sentido, esta é uma ferramenta que contribui para o aumento da satisfação dos clientes. De mãos dadas com o Lean Thinking está a gestão do relacionamento com o cliente.
Toda a experiência do cliente deve ser acompanhada e otimizada antes, durante e depois do projeto ser entregue. Por isso, combinar as técnicas de gestão de projetos com sistemas de gestão de relacionamento com o cliente é fundamental.
Valor para o cliente é basicamente aquilo pelo qual o consumidor está disposto a pagar. O resto é desperdício e deve ser eliminado.
Dessa forma, o primeiro princípio do Lean Thinking é identificar o que é valor para o seu cliente. Para isso, deve desenvolver a criação de persona e conduzir pesquisas de satisfação e tendências junto do público-alvo.
Fluxo de Valor
É necessário eliminar as etapas, processos e recursos que não são entendidas como de valor. Isso vai reduzir, automaticamente, o desperdício da empresa e consequentemente vai eliminar custos.
Use a ferramenta de Mapeamento de Fluxo de Valor, importante na gestão de processos organizacionais.
Fluxo Contínuo
O princípio do fluxo contínuo está relacionado à produção sem interrupções.
A ideia é responder às necessidades dos clientes com rapidez, com menor tempo para processar os pedidos e baixo stock. Esta é uma das etapas mais difíceis de atingir com plenitude.
Produção Puxada
Um dos princípios do Lean Thinking é produzir apenas o que o cliente deseja. Isso quer dizer que stock e “sobras” não são bem-vindos, pelo menos não em grandes quantidades.
Stock parado é dinheiro parado e stock desperdiçado é dinheiro desperdiçado. Já que o objetivo é diminuir o desperdício. Portanto, numa produção puxada, a melhor técnica é produzir de acordo com a procura.
Perfeição
Perfeição ou melhoria contínua podem ser encarados como sinônimos. Mesmo depois da “limpeza” nos processos, é importante manter a cultura de melhoria, seja na área de processos, gestão ou pessoas.
O pensamento e metodologia Lean Thinking é uma atividade permanente até porque quando falamos sobre “melhorar processos” há sempre o que ser feito.
Lean Thinking na satisfação dos clientes
O valor que o cliente espera receber da empresa é o centro de toda a mentalidade sobre o que é Lean Thinking.
Nesse sentido, esta é uma ferramenta que contribui para o aumento da satisfação dos clientes. De mãos dadas com o Lean Thinking está a gestão do relacionamento com o cliente.
Toda a experiência do cliente deve ser acompanhada e otimizada antes, durante e depois do projeto ser entregue. Por isso, combinar as técnicas de gestão de projetos com sistemas de gestão de relacionamento com o cliente é fundamental.