+351 227 537 270 (Chamada para a rede fixa nacional)
info@domingossalvador.pt
PT EN ES
Área Reservada
menu
6 Maio 2020

Dicas Para Aumentar A Sua Produtividade No Trabalho Remoto

A Domingos Salvador – Gestão, Contabilidade & Consultoria deixa algumas sugestões para melhorar a sua produtividade em trabalho remoto:
1. Descontraído, mas profissional.
Estar a trabalhar em casa tem um lado positivo: pode adaptar o local de trabalho para a zona mais confortável da casa, estar com roupa mais desportiva, não tem de acordar a contar com o tempo de chegada ao trabalho e não apanha trânsito. Todavia, mais conforto não pode significar perda de profissionalismo e empenho.
Mantenha uma rotina: defina uma hora de acordar, faça a sua higiene e vista-se. Escolha uma divisão específica para trabalhar e não tome as suas refeições enquanto trabalha.
2. Defina um horário de trabalho e defina as suas tarefas.
Claramente, nem todos os trabalhos fluem da mesma forma, basta que um trabalho seja mais criativo que outro, para se ter que adaptar um horário diferente do que é padrão (9h às 18h). Há quem produza muito bem no horário das 9h às 18h, e quem tenha picos de criatividade a partir das 22h. A gestão flexível do horário é um dos benefícios do trabalho remoto – mas este deve ser sempre articulado com os seus líderes de equipa e com o seu modelo de negócio.
Comece por listar as suas tarefas e priorizá-las. Articule essa lista com o seu superior direto, para garantir que está de acordo com as expectativas e não tenha receio de fazer deste um hábito diário. Só aumentará a produtividade da equipa.
3. Garanta que está sempre contactável.
Estando no escritório, sabemos bem que se precisarem de si vêm ter consigo ou convocam-no para reuniões. Estando em casa, essa articulação deve também ser possível – e, se não responder, arrisca-se a que pensem que não está a trabalhar.
Conhecendo as suas tarefas, pode inclusive conseguir terminar o trabalho mais cedo. No entanto, a gestão do seu horário deve ser compatível com o trabalho de toda a equipa. Mantenha-se disponível e contactável no horário de trabalho e disponível para responder a alguma perguntar que surja.
4. Lembre-se que pertence a uma equipa.
Mesmo estando em casa, deve procurar estar atento às redes de comunicação interna ou plataformas de trabalho adotadas pela empresa para saber o que se passa na equipa e na empresa.
Sabendo que vai estar em remoto, facilite a articulação consigo: publique a sua agenda na ferramenta de trabalho que usem, e inclua, para além das tarefas, tempo que tenha disponível para reunir. Está a trabalhar sozinho em casa, mas pertence a uma equipa.
5. Aproveite os tempos mortos. E não tenha medo de uma pausa controlada.
O trabalho remoto tem ainda uma vantagem fantástica: todo o trabalho que estava pendente ou atrasado pode ser realizado, uma vez que, todas as interrupções do dia-a-dia de um local de trabalho vão ser muito menores
Por outro lado, está em casa. Se tem de fazer uma pausa de 10 minutos por ter um block de criatividade, pode fazer alguma atividade necessária em casa, desde que mantenha sempre as comunicações disponíveis.
6. Aprenda. Vá mais longe.
Provavelmente, se for metódico e organizado nas suas tarefas deverá haver uma possibilidade grande para tempos mortos. Contudo, esses tempos mais desocupados são uma excelente maneira de se voltar a atualizar nas matérias da sua profissão. Pode fazer por exemplo: workshops online, cursos online, ver uma ted talk ou até mesmo aprender uma língua.
Na verdade, a maior vantagem do trabalho remoto é permitir a personalização. De horários, do seu work place ou até do seu calçado. Já foram divulgados diversos estudos, que indicam que os trabalhadores conseguem aumentar a sua produtividade até 13% quando fazem remote work.
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt