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5 Agosto 2020

VANTAGENS EM TER UM SISTEMA DE CRM

Administrar contactos, otimizar tempo da equipa e conhecer os seus clientes são pontos fulcrais para quem trabalha com vendas! Para isso, deve pensar em obter um sistema de CRM.

O que é um sistema CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management (ou Gestão de Relação com o Cliente) e representa uma visão de negócios que tem como objetivo proporcionar a melhor experiência possível para o cliente, acompanhando as suas interações com a empresa e analisando as suas preferências para entender quais são os seus problemas e, posteriormente, descobrir como ajudar a resolvê-los.

E como é que um software o pode ajudar nesse processo?

Um sistema CRM é fundamental para fazer a gestão dessa relação com o cliente. Este funciona como uma base de dados que contém todas as informações dos seus contatos e o registo de todas as interações com os mesmos. Além disso, através de um sistema CRM pode armazenar todas as necessidades e problemas deste, assim saberá qual o momento certo para oferecer seu produto, além de possibilitar que estabeleça uma relação mais próxima com todos os contactos da sua base.
Portanto, ter um sistema CRM é pensar no seu cliente em primeiro lugar!

6 vantagens em utilizar um sistema CRM na sua empresa

1) Otimização de tempo
Com um software CRM pode economizar tempo no momento de tomar decisões e fazer campanhas de prospeção de clientes. Isto porque terá num monitor todos os seus contatos e poderá usar filtros para elencar aqueles que mais precisam da sua atenção naquele momento. Não será mais preciso gastar tempo alimentando e procurando dados em grandes folhas de excel.

2) Monitorização da equipa de vendas
O sistema permite que monitorize em tempo real o desempenho da sua equipa de vendas, acompanhando as tarefas, chamadas e conversas que cada um fez durante o dia. Dessa forma, pode prever problemas e dar um feedback à equipa para melhorar a produtividade, entre outras coisas (quando necessário).

3) Relação mais próxima com os contactos
O CRM é capaz de listar todos os registos da interação com um contacto, desde o momento em que este lhe fornece os seus dados, até as tentativas da sua empresa em falar com o último. Assim, o seu discurso de venda será mais direcionado e a sua relação mais próxima.

4) Integração de equipas
Uma das maiores dificuldades numa empresa é promover a integração de equipas que não trabalham no mesmo espaço físico, como os setores de Marketing e Vendas. Através de um software CRM, ambos os setores podem acompanhar o desenvolvimento de propostas, quantidade de vendas fechadas, entre outros, facilitando a comunicação e o alinhamento.

5) Utilização remota 
Além de melhorar a integração das equipas, um sistema CRM pode ajudar seus colaboradores a ter acesso remoto aos dados dos clientes. Isto porque estará tudo armazenado na nuvem, ao alcance de todos. O CRM é, como tal, muito útil para colaboradores que precisam de se deslocar para realizar as suas tarefas, como por exemplo vendedores que precisam visitar clientes.

6) Felicidade do cliente
Sem dúvida a maior vantagem em ter um software CRM para gerir a relação com o cliente é a garantia da felicidade dos seus contactos! Com um sistema CRM pode desenvolver melhor a sua relação com o cliente, deixando-o ainda mais satisfeito com os seus serviços e produtos.

 
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