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10 Dezembro 2019

O que se pode dizer sobre a cibersegurança?

Os ciberataques têm crescido abruptamente e o futuro encontra-se cada vez mais incerto e desafiante. Aliar as “analytics” e a automação é uma boa opção para auxiliar os especialistas no seu trabalho.
O número de ameaças a grandes organizações está a crescer tão rapidamente como o número de sistemas em risco (expostos a ataques). Prevê-se que só em 2020 haja mais de 70 biliões de dispositivos conectados. Em 2016 meio bilião de dados foram perdidos ou roubados.

Como podem as empresas fazer face a este rumo?
Quando estamos sujeitos a estes domínios de negócio e expostos a estes elevados números, um procedimento usual é empregar as “analytics” e a automação.
Estas duas ferramentas poderosas podem-nos ajudar na análise ao consumidor conduzindo, posteriormente, à sua segmentação pelo seu valor. Posteriormente, as ofertas automáticas podem ainda ser customizadas consoante as preferências do consumidor. Estas tecnologias conjugadas devem permitir salvaguardar a cibersegurança destes problemas, cada vez mais frequentes. Estas tecnologias são reativas aos “hacks” com ações tomadas apenas depois da ocorrência do problema. Uma solução é empregar “analytics” de modo a prever e a tentar obter algum controlo. Estudos que utilizaram os atributos dos web servers para prever ataques ao servidor foram bem-sucedidos, prevendo 70% de futuros ataques.
Outros métodos preditivos estão a começar a surgir dos fornecedores de software, permitindo identificar atempadamente a ocorrência destes. A próxima fronteira de segurança envolve ações automatizadas, estando este método a ser ainda aprofundado. Estas, porém, nunca irão solucionar todos estes inconvenientes. Cabe à organização conjugar a Inteligência artificial (IA) e a humana. Deve-se não só qualificar e identificar as possíveis ameaças, como também, é pressuposto agir e obter uma rápida resposta controlando a segurança no ciberespaço empresarial.
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Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt