18 Julho 2019
O caminho a seguir na construção de uma equipa
O sucesso do negócio dependerá sempre de uma boa equipa de gestão/administração, assim como o seu modelo de negócio e estratégia. No entanto, nada é concretizável sem uma equipa que seja construída à medida do negócio e com as competências corretas. Contudo, como sabemos que não é fácil encontrar os candidatos certos, ou construir uma equipa coesa, deixamos aqui algumas sugestões que poderão facilitar o processo.
Contruir uma equipa à medida do seu negócio
Nitidamente, o mais desafiante não é captar talentos com competências técnicas e/ou académicas, mas sim conseguir construir uma equipa que se identifica com o modelo de negócio, a missão, a visão e, sobretudo, os valores da empresa. Um colaborador pode adquirir novas competências em qualquer altura, mas o perfil pessoal é imutável. Criar um sistema de porta-aberta e sugestão encoraja os colaboradores a sentirem-se mais ativos e integrados na empresa, diluindo a diferença hierárquica. Da mesma forma, ter uma equipa diversificada é sempre uma alavanca para o negócio. Uma equipa diversa está melhor preparada para trabalhar com uma base de clientes alargada.
Seja ousado
Não se limite a apostar na escolha mais segura e menos irreverente e esteja preparado para reparar em mais do que é óbvio. A diferença dever ser bem-vinda e não temida. Tenha em conta que é impossível saber de onde vem a próxima grande ideia.
Uma integração progressiva
A elaboração de um manual de acolhimento é imprescindível, mas colocar em prática os valores descritos no manual são essenciais. Acolher é sinónimo de investimento de tempo no novo colaborador, atualizar a equipa sobre as novas chegadas, entrosar o novo colaborador nas atividades e comunicações que decorrem no dia-a-dia. Privilegie a honestidade e abertura entre todos os trabalhadores – chefias incluídas. A transparência entre toda a equipa ajuda a manter índices de confiança altos entre os trabalhadores.
Formação e desenvolvimento de competências
A formação é um fator essencial da atividade empresarial. No entanto, é necessário um sentido pragmático, dado que formações desnecessárias representam um custo para a empresa e uma perda de tempo para o colaborador.
Avaliação do rendimento do colaborador
A avaliação do rendimento não deve jamais ser realizada sem a comunicação prévia dos objetivos pessoais para o colaborador e os objetivos coletivos da empresa. O processo de avaliação serve para mais do que aumento de salário ou não. Todavia, não é razoável ou justo realizar uma avaliação em que os objetivos iniciais não tenham sido estabelecidos em conjunto.
Contruir uma equipa à medida do seu negócio
Nitidamente, o mais desafiante não é captar talentos com competências técnicas e/ou académicas, mas sim conseguir construir uma equipa que se identifica com o modelo de negócio, a missão, a visão e, sobretudo, os valores da empresa. Um colaborador pode adquirir novas competências em qualquer altura, mas o perfil pessoal é imutável. Criar um sistema de porta-aberta e sugestão encoraja os colaboradores a sentirem-se mais ativos e integrados na empresa, diluindo a diferença hierárquica. Da mesma forma, ter uma equipa diversificada é sempre uma alavanca para o negócio. Uma equipa diversa está melhor preparada para trabalhar com uma base de clientes alargada.
Seja ousado
Não se limite a apostar na escolha mais segura e menos irreverente e esteja preparado para reparar em mais do que é óbvio. A diferença dever ser bem-vinda e não temida. Tenha em conta que é impossível saber de onde vem a próxima grande ideia.
Uma integração progressiva
A elaboração de um manual de acolhimento é imprescindível, mas colocar em prática os valores descritos no manual são essenciais. Acolher é sinónimo de investimento de tempo no novo colaborador, atualizar a equipa sobre as novas chegadas, entrosar o novo colaborador nas atividades e comunicações que decorrem no dia-a-dia. Privilegie a honestidade e abertura entre todos os trabalhadores – chefias incluídas. A transparência entre toda a equipa ajuda a manter índices de confiança altos entre os trabalhadores.
Formação e desenvolvimento de competências
A formação é um fator essencial da atividade empresarial. No entanto, é necessário um sentido pragmático, dado que formações desnecessárias representam um custo para a empresa e uma perda de tempo para o colaborador.
Avaliação do rendimento do colaborador
A avaliação do rendimento não deve jamais ser realizada sem a comunicação prévia dos objetivos pessoais para o colaborador e os objetivos coletivos da empresa. O processo de avaliação serve para mais do que aumento de salário ou não. Todavia, não é razoável ou justo realizar uma avaliação em que os objetivos iniciais não tenham sido estabelecidos em conjunto.