+351 227 537 270 (Chamada para a rede fixa nacional)
info@domingossalvador.pt
PT EN ES
Área Reservada
menu
26 Agosto 2020

DASHBOARDS: A NOVA FERRAMENTA VISUAL PARA A GESTÃO

Ferramenta visual essencial à gestão de qualquer negócio, os dashboards são exatamente o que necessita para ter uma overview cirúrgica da sua empresa.

Na Ted Talk “The beauty of data visualization”, David McCandless, jornalista e autor dos bestsellers “Information is beautiful” e “Knowledge is beautiful”, defende que a informação visual  é uma forma de conhecimento comprimido, ou seja, uma forma de exprimir uma quantidade enorme de informação num espaço pequeno.

É precisamente essa a função dos dashboards, que, nesta era de sobrecarga de informação e excesso de dados, ganham particular importância para os gestores enquanto ferramenta estratégica.

Imagine que em vez de extensos relatórios, compostos por páginas e páginas de informação maçuda, tem à sua frente uma série de gráficos de fácil compreensão que compilam, num único painel, os dados mais relevantes da sua empresa.  

Uma leitura simples e clara do estado da performance da organização
Um dashboard, quando bem construído – aquando da construção deve ser assegurado que os KPI (indicadores de desempenho estratégicos) têm bem definida a função de monitorizar o desempenho dos processos atuais e a sua evolução face aos objetivos estratégicos da organização –, responde a estas e muitas outras questões de uma forma simples e rápida.
Se, à apresentação dos dados, aliarmos uma leitura simples e clara do estado da performance da organização – função dos dashboards – é muito mais fácil saber qual o melhor caminho a seguir rumo à concretização dos objetivos.
Ainda que cada organização seja única em termos de estratégia, objetivos operacionais, preocupações e aspetos que merecem uma monitorização mais atenta – fatores que influenciam determinantemente o tipo de indicadores utilizados na construção de um dashboard –, de seguida, damos-lhe alguns exemplos de dashboards e respetiva função em áreas chave da empresa.

Dashboard de gestão
Este tipo de dashboard disponibiliza um conjunto de análises e indicadores – nomeadamente sobre faturação, compras e tesouraria – que permitem ao gestor um olhar mais detalhado sobre os números do negócio, contribuindo para um claro suporte à decisão. Num único local, de forma centralizada, consegue saber rapidamente qual o estado da sua empresa, sem ter de interpretar grandes volumes de dados.

Dashboard de contabilidade
Num único monitor tem uma visão centralizada sobre a sua empresa nas mais variadas áreas contabilísticas. Pode, por exemplo, visualizar o peso relativo de todas as contas nos gastos da empresa, saber tudo sobre os centros de custos e tirar conclusões sobre a sua distribuição e proveitos, entre muitas outras informações contabilísticas relevante.

Dashboard de CRM
Agrega, num só local, toda a informação importante para o dia a dia dos comerciais realçando os pontos fortes das suas equipas de vendas e os aspetos a melhorar. Tenha as visitas dos seus comerciais sempre controladas, compare as vendas feitas por cada comercial em cada ano, esteja sempre a par da evolução das suas vendas e/ou conheça a real eficácia das suas campanhas através de gráficos visualmente apelativos.

Dashboard de Recursos Humanos
Uma visão completa sobre os colaboradores da sua empresa – distribuição, vencimentos, absentismo, faixa etária, entre outros –, que através de outro tipo de análises seria difícil de obter. Sendo a gestão do capital humano cada vez mais um fator diferenciador nas organizações, este dashboard é particularmente importante, pelo facto de fornecer métricas e indicadores que permitem ajudar a compreender melhor o que se passa na sua organização em termos de recursos humanos.

Dashboard de suporte técnico
Com o poder crescente conferido pela tecnologia ao cliente, é imperativo rodear-se das ferramentas que lhe permitam ganhar tempo e aumentar a eficácia do serviço que presta aos seus. Com um dashboard de suporte técnico, pode analisar equipamentos, pedidos de assistência técnica, intervenções ou chamadas telefónicas com o detalhe e a rapidez necessários para agilizar as operações de suporte e, desta forma, oferecer aos seus clientes um serviço de excelência.

Dashboard de frota
Tem acesso a uma série de variações que permitem analisar os gastos do seu parque automóvel. Com um dashboard de frota pode, de forma rápida e intuitiva,  fazer coisas tão simples e pertinentes como analisar os custos por viatura durante o ano e comparar os resultados com o ano anterior; monitorizar as manutenções e perceber, por tipo de manutenção, em que áreas o seu parque está a implicar mais ou menos custos para a empresa; e/ou conhecer quais os custos totais e por quilómetros das viaturas, os quilómetros médios das mesmas, as validades dos seguros, assim como os acessórios associados a cada viatura.
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt