PT EN ES
Área Reservada
menu
3 Junho 2020

5 dicas para reabrir o seu escritório de forma segura!

Abrir agora? Abrir mais tarde? As perguntas que invadem o pensamento de empresários ansiosos por retomar os seus negócios na totalidade, mas com receio de comprometer a segurança dos seus funcionários e clientes.
Neste artigo, poderá encontrar as 5 dicas que o conceituado autor Joseph Grenny considera essenciais para reabrir o seu negócio de forma segura:

Peça por favor e agradeça.
A única forma de criar e sustentar a mudança é ter 200% de responsabilidade social: os colaboradores devem compreender que não são simplesmente responsáveis de si próprios (os primeiros 100%), são também responsáveis por garantir que todos à sua volta sigam as regras de segurança (os segundos 100%).  É importante instruir os nossos colaboradores a relembrar os protocolos a alguém que viole as práticas seguras com um adequado “por favor”! Por exemplo: “Por favor, use a máscara quando estiver no escritório”.

Realize um campo de treino relacionado com o Covid-19 antes de reabrir a empresa.
A ideia de um "campo de treino" tem o intuito de quebrar padrões antigos e introduzir novos padrões. O momento mais fácil para redefinir regras é quando ninguém sabe o que é normal. Quando os colaboradores voltarem ao local de trabalho, aproveite as suas expectativas não formadas para realizar uma formação. Isto pode ser tão curto como 30 minutos ou tão longo como algumas horas, dependendo do número de novas regras que necessite que as pessoas pratiquem.

Pratique com simulacros de incêndio.
Realize diariamente exercícios de incêndio na primeira semana, pedindo às pessoas que parem o que estão a fazer e pratiquem os novos comportamentos. Nas semanas seguintes, duas vezes por semana é suficiente. Exercícios de combate a incêndios eficazes requerem liderança:  Os líderes devem acompanhar todos os colaboradores de forma a perceberem se os mesmos seguem os procedimentos de segurança impostos. Os exercícios de combate a incêndios são fundamentais para sustentar a mudança, dado que fortalecem a importância de seguir procedimentos na mente dos colaboradores.

Realizar rondas diárias.
Durante os primeiros tempos realize rondas diárias de forma a verificar se todos os procedimentos e regras de segurança estão a ser devidamente cumpridas. Faça-o em momentos imprevisíveis e não hesite em chamar a atenção caso sinta que seja necessário. Vivemos numa altura de tensão, mas a segurança e saúde de todos está em primeiro lugar!

Faça dos seus, resultados públicos
Comunique quais os procedimentos e regras que adotou na sua empresa e comprometa-se a informar quais os resultados que estes trouxeram à sua organização.
Para além de promover a imagem de uma empresa preocupada em garantir a segurança de todos os envolvidos, está também a motivar outros a fazê-lo. Não se esqueça que a informação é poder, e na fase de incerteza que vivemos, a partilha pode ajudar muitas organizações!
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt