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26 Novembro 2018

Quero Internacionalizar a minha empresa: Quais os tipos de crescimento externo?

Existem três possíveis opções de crescimento externo, sendo que cada uma delas possui as suas caraterísticas, vantagens e desvantagens: Alianças, Fusões e Aquisições.
Alianças
Uma aliança define-se pela colaboração entre duas ou mais empresas para atingirem metas comuns.
Tipos de Alianças: Não contratual (parcerias informais) Contratual (parcerias formais) Com capital (investimento no parceiro) Joint venture (investimento numa nova entidade)
Normalmente, o motivo para estas acontecerem tem que ver com a necessidade de ampliar os recursos e açambarcar competências novas, sendo que, existe também flexibilidade de criação e de dissolução das alianças.
Fusões
As fusões de entidades resultam na junção de duas, ou mais empresas, numa só. Apesar de em papel parecer um processo fácil, na realidade muitas das tentativas de fusões nem sequer se chegam a concretizar, porque tem que existir cedências de ambas as partes, tanto dos acionistas, como a nível da cultura de cada empresa.
No entanto, quando bem-sucedidas, as vantagens são inúmeras:
Possibilidade de diversificação de mercado
Aumento da abrangência de marca
Diminuição dos riscos de mercado Melhores condições de atuação
Aquisições
No caso das aquisições, estas resultam na compra de uma empesa por outra (de forma amigável ou hostil). Por norma, a empresa que compra é maior que a adquirida. Ainda assim, pode acontecer a situação inversa. A aquisição acontece quando uma organização compra as participações de outra. Por conseguinte, a empresa adquirida deve deixar de existir, sendo que os seus processos, recursos e departamentos são adaptados aos da empresa pela qual foi comprada. Este processo de aquisição e ajuste de todos os detalhes da operação, deve ser realizado de forma adequada e atempadamente, de forma a não prejudicar o cliente externo ou interno. Relativamente às vantagens das aquisições, pode-se afirmar que são muito idênticas às do processo de fusão.
Esta publicação é meramente informativa.
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