PT EN ES
Área Reservada
menu
26 Junho 2015

Contabilidade Analítica: ferramenta útil para a gestão

Cada vez mais, as empresas procuram eliminar excessos e analisar onde podem otimizar custos e reduzir despesas.
Além disso, à medida que uma empresa aumenta em complexidade, maior é a necessidade que os gestores têm de informação relevante que permita apoiar a tomada de decisões. Ultrapassar a concorrência, ampliar o Volume de Negócios ou lançar novos produtos no mercado são alguns exemplos. 
A Contabilidade Analítica ou Contabilidade de Gestão é um conjunto de sistemas de informação que visam dar resposta a esta necessidade de informação. Isto porque se organiza de forma a corresponder às necessidades específicas de cada empresa, ao contrário da contabilidade geral que tem de seguir um formato determinado para cumprir as leis nacionais e internacionais. 
Em concreto, a Contabilidade Analítica / de Gestão permite, entre outros, determinar o montante de vendas, os custos correspondentes e o lucro/prejuízo, por ramos de atividade, produtos, serviços, clientes ou outros elementos relevantes.
No fundo, a contabilidade analítica permite determinar centros de custo dentro da empresa e atribuir recursos e determinados custos operacionais ou parte desses valores a cada centro de custos. A contabilidade analítica é, por isso, particularmente útil para empresas que desenvolvam projetos, de forma esporádica ou permanente. Pode ainda ser aplicada a departamentos ou áreas de negócio dentro de uma empresa.
A utilização da contabilidade analítica pode ser ainda uma ferramenta para promover o aumento da produtividade das empresas, com consequências positivas ao nível da sua competitividade.
Se está já consciente da importância que a Contabilidade analítica / de Gestão pode revestir para a sua empresa, saiba que o caráter altamente personalizado deste ramo da Contabilidade implica um conhecimento e experiência elevados da parte do Contabilista que efetua esse trabalho. 
Por isso, lançamos-lhe o convite: contacte-nos para o agendamento de uma reunião e, em conjunto com os nossos profissionais, poderá apurar as necessidades particulares do seu negócio e descobrir mais vantagens desta ferramenta para o sucesso do seu negócio.
 
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt