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7 Informações sobre a comunicação do Inventário à Autoridade Tributária que deve saber

Com a chegada do novo ano muitos negócios começam a preparar-se para realizar o seu inventário anual.

Independentemente do facto de uma gestão eficiente de inventário aportar inúmeras vantagens para o sucesso de uma atividade, damos-lhe a conhecer 7 informações relevantes para a comunicação do inventário à Autoridade Tributária e Aduaneira:

1. Estão obrigadas a comunicar o inventário à Autoridade Tributária todas as entidades (singulares ou coletivas) com contabilidade organizada e com um volume de negócios superior a 100.000 €;

2. O inventário deve contabilizar todas as existências à data de 31 de dezembro do ano transato;

3. O registo deve detalhar os artigos e respetivas quantidades, enquadrados numa das seguintes categorias:

- Mercadorias;

- Matérias-primas, subsidiárias e de consumo;

- Produtos acabados e intermédios;

- Subprodutos, desperdícios e refugos;

- Produtos e trabalhos em curso.

4. Esse inventário deve, depois, ser comunicado eletronicamente à Autoridade Tributária até ao dia 31 de janeiro do ano corrente;

5. Se o seu negócio estiver enquadrado na obrigação de comunicar inventário, mas a 31 de dezembro do ano passado não tiver existências, deve igualmente submeter a comunicação à Autoridade Tributária de que não possui existências;

6. Caso esta obrigação anual não seja cumprida, incorre numa contraordenação grave, punível com coima entre 200 e 10.000 euros;

7. Na Domingos Salvador, encontra uma equipa que o poderá apoiar no cumprimento desta e de outras obrigações legais.

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