Blog » Contabilidade
A Visão da Domingos Salvador ® sobre a Contabilidade na Era Digital

Como organização que pretende manter o lugar demarcado de líder de mercado, acreditamos na imperatividade de desenvolver uma estratégia inovadora, que possibilite a adaptação a novas realidades e processos. Realidades essas que estão, cada vez mais, a mutar-se, no mundo da Contabilidade.

Portanto, o Contabilista deve ser um profissional moldável e sedento de atualização, formação e conhecimento constante. Assumindo essa perspetiva profissional, o Contabilista estará apto a crescer em conjunto com o avanço tecnológico, que traz para a Contabilidade, desafios ímpares, que resultam numa revolução digital.

Esta evolução digital reflete-se na capacidade de transportar tudo aquilo que era documento físico para digital, possibilitando uma maior eficácia temporal e menor probabilidade de erro. Para além disso, esta evolução permite alavancar muito mais informação ao processo contabilístico. Porém, é imperativo otimizar essa informação, para que a mesma seja trabalhada da forma mais correta e eficaz.

Nesse sentido, compreende-se que assuntos como faturas eletrónicas (sem papel) e o arquivo digital sejam reflexo desta nova imposição digital, e que serão com certeza uma realidade bem próxima no dia-a-dia do Contabilista.

Portanto, acreditamos que é fundamental apostar em formações ao nível técnico e operacional, que possibilitem a adaptação a estas mudanças.

Da mesma forma, realçamos a importância de um sistema informático e contabilístico integrado e coordenado, resultado de uma vontade em anteceder as necessidades dos clientes e as imperatividades da era digital. Acreditamos que através desse sistema é alcançada uma uniformização da informação.

Todavia, frisamos que além dos Contabilistas estarem preparados para toda esta evolução digital, é fundamental e vital a educação e formação dos empresários portugueses, para que compreendam os novos trâmites e cumpram com as boas práticas empresariais, colaborando assim com os seus Contabilistas e, consequentemente, formando uma sinergia de troca de saberes, experiências e conhecimentos.

Voltar atrás