- O que se pode dizer sobre a cibersegurança?
- Mercado de trabalho: A imprevisível e renovada imagem do conceito
- As empresas familiares: confiança e incerteza
- A Visão da Domingos Salvador ® sobre a Contabilidade na Era Digital
- 4 dicas para se tornar um líder de impacto na sua área
- Novas regras para levantar dinheiro e fazer pagamentos
- Cinco sugestões para tomar decisões com riscos ponderados
- Obrigação de comunicação de faturas
- Alterações em sede de IVA
- 3 conselhos que o ajudam a envolver a sua equipa na mudança

O Departamento de Gestão e Análise oferece, neste momento, um serviço acessível a empresas de uma determinada dimensão. Esta entrevista foi realizada ao colaborador responsável pelo Departamento.
Como foi abraçar o desafio de desenvolver um departamento de gestão e análise, numa empresa, em que o seu core é a contabilidade?
Este departamento surgiu por iniciativa e visão da Administração Domingos Salvador, uma vez que, reconheceram a necessidade de aproximação com o cliente. Este departamento espelha o desejo de melhoria continua e o foco constante no cliente é, portanto: um passo em frente para se diferenciarem dos concorrentes.
A criação deste departamento tem o intuito de trabalhar a contabilidade realizada na Domingos Salvador, de forma a que toda essa informação fosse transcrita para uma linguagem mais simples, e que auxiliasse na tomada de decisões.
De facto, no início foi um grande desafio, porque não sabia como iniciar todo o processo. Contudo, pesquisei quais as necessidades das empresas, e a partir daí comecei a elaborar um protótipo de mapas e relatórios.
Inicialmente, muitos dos relatórios produzidos pelo departamento passavam pela Administração, sendo que com o tempo, o departamento, naturalmente, foi assumindo maior responsabilidade e começou a ter um contacto mais direto com o cliente.
Quais os maiores desafios da inserção de um departamento de gestão e análise no meio contabilístico?
Quando entrei para a equipa Domingos Salvador, sabia logo à partida que não ia realizar trabalho técnico de contabilidade. Como tal, uma das maiores dificuldades foi, inicialmente, não compreender totalmente todo o processo que envolve a realização de contabilidade. Portanto, posso afirmar que um dos maiores desafios foi desenvolver uma visão contabilística, sendo que, para isso, senti a necessidade de pedir apoio aos meus colegas de contabilidade.
Por outro lado, este departamento está dependente da informação dada pelos contabilistas, e essa mesma informação está sujeita pela entrega pelos clientes dos recursos necessários aos contabilistas. Consequentemente, é sempre um desafio estabelecer prazos e entregar informação atualizada.
Como tem sido a reação dos clientes a este novo serviço?
Neste momento, existem as mais diversas opiniões. Porém, a maioria dos clientes tem dado um feedback bastante positivo, sendo que nos contactam telefonicamente ou por email, para conseguirem explorar um pouco mais estes relatórios e rácios produzidos, de maneira, a maximizar a informação oferecida.
Pode-se afirmar que o departamento de gestão e análise traduz a informação contabilística em informação simplificada, potenciando uma melhor compreensão da situação contabilística da empresa?
Sim, acredito que sim. A partir do momento em que os clientes são formados para a compreensão dos mapas/relatórios, esta é, sem dúvida, uma ferramenta que auxilia a delinear uma estratégia a média-longo prazo, que se coadune com o estado atual da empresa.